top of page
  • informatica2696

Programa Cão Comunitário

Atualizado: 19 de jun. de 2023

Tendo em vista a presença frequente de animais nas ruas do município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, lançou o Programa Cão Comunitário. O objetivo desse programa é regularizar os animais que vivem nas vias públicas há pelo menos seis meses e recebem cuidados da comunidade. A parceria com a comunidade é fundamental para que possamos promover o bem-estar desses animais, controlar a população de animais em situação de rua e promover o conceito de saúde única em benefício de todos.

Os cães comunitários estabelecem vínculos de dependência e afeto com as pessoas da comunidade, conhecidas como mantenedores ou cuidadores, que fornecem os cuidados básicos necessários. Isso permite que esses animais circulem livremente na comunidade, desfrutando de boas condições de saúde e bem-estar. Esses animais raramente se ausentam e podem permanecer no local, desde que sejam dóceis e saudáveis. Essas atitudes podem desempenhar um papel educacional e fortalecer na população local a empatia, os deveres e as responsabilidades em relação aos animais domésticos, especialmente aqueles em situações mais vulneráveis.

A manutenção dos animais comunitários pode servir como uma barreira sanitária, uma vez que, quando vacinados, reduzem o risco de transmissão de doenças. Além disso, a castração desses animais pode atuar como uma barreira reprodutiva, diminuindo conflitos entre machos por fêmeas no cio e evitando o nascimento de ninhadas indesejadas. Além disso, a presença dos cães comunitários no local impede que outros cães invadam ou permaneçam na área, devido ao seu comportamento territorialista.

Portanto, para a implementação do Programa Cão Comunitário, a prefeitura está realizando um pré-cadastro dos animais e seus mantenedores, para que possam se beneficiar das ações de bem-estar animal. Basta preencher o formulário no link fornecido abaixo. Esse formulário estará disponível até o dia 16/06. Após essa data, a médica veterinária do município visitará os locais cadastrados para fazer a triagem do animal e verificar se ele se qualifica como cão comunitário, realizando então seu cadastro definitivo.





231 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page