Secretário(a): José Carlos Ferreira
E-mail: pessoal@ipanema.mg.gov.br
Definir e implementar, em conjunto com as demais secretarias, o dimensionamento adequado dos seus quadros de cargos e funções, com vistas a assegurar a estrutura adequada para concretização de seus objetivos institucionais.
Indicar, quando necessário, a possibilidade de simplificação e aperfeiçoamento de processos e métodos de trabalho, buscando maior eficiência e qualidade dos serviços públicos.
Gerenciar o sistema informatizado e descentralizado de recursos humanos, tal como o sistema Memory.
Manter e atualizar documentos inerentes às rotinas e políticas de pessoal.
Desenvolver e executar a política de profissionalização e capacitação continuada dos(as) servidores(as) municipais dos órgãos da Administração Direta e Entidades Autárquicas e Fundacional.
Disponibilizar informações íntegras, tempestivas, autênticas e completas, em relação a cargos, salários e funções, que facilitem a tomada de decisão dos gestores municipais, a fiscalização dos órgãos de controle e a transparência da gestão pública aos cidadãos e sociedade civil organizada.(SICOM, PORTAL TRANSPARÊNCIA, SEFIP, e etc.)
Criar e fomentar ações que assegurem a saúde e segurança dos(as) servidores(as) municipais, reduzindo os riscos de acidentes, doenças funcionais e o absenteísmo.
Emitir e publicar todos os atos administrativos inerentes à nomeação, exoneração, demissão e demais registros funcionais e financeiros dos(as) servidores(as), e conjuntamente, com o órgão previdenciário do município, os inerentes aos aposentados e pensionistas.
Emitir pareceres a projetos de leis e demais propostas de atos relacionados à sua área de atuação.
Emitir regulamentos relativos às rotinas e políticas de pessoas para os órgãos da Administração.
Administrar as folhas de ponto de todos os servidores.
Orientar as demais secretarias para a avaliação de desempenho funcional dos servidores, e declarar junto ao chefe do executivo a estabilidade dos servidores.
Encaminhar os servidores em licença médica ao INSS, orientando e acompanhando os procedimentos administrativos.
Registrar todas as ocorrências que forem constatadas pelas demais secretarias em relação ao pessoal.
Administrar o E-social.
Efetuar outras atividades afins, no âmbito de suas competências.