Transparência
   
  Transparência
  Publicações Oficiais
  Contas Públicas
  Legislação Municipal
   
   
 
Município
   
  Notícias
  Fotos
  Animais Apreendidos
  Vídeos
  Turismo
  CMAS
  Dados Geográficos
  Guia da Cidade
  Portal do CRAS
  Telefones Úteis
  Ouvidoria
  Fale Conosco
  Perguntas Frequentes
   
   
 
Redes Sociais
   
        
 

Vem aí a 3ª Festa do Queijo de Ipanema

Superando as expectativas da segunda edição, quando o queijo de 1.305 kg recebeu o titulo de maior queijo do Brasil, e maior queijo minas do mundo, pelo Rankbrasil, o objetivo deste ano é produzir um queijo ainda maior, de 1.400 kg, utilizando mais de 13 mil litros de leite. O evento se realizará nos dias 22 e 23 de junho e é promovido pela Prefeitura de Ipanema.

Paralelamente a 3ª festa do queijo, o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética trarão conhecimentos para os produtores leiteiros, com o intuito de contribuir para a criação de novos mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. Os eventos serão realizados no Parque de Exposições de Ipanema (CASEMG), um espaço que estava inativo e esta sendo reformado em benefício da população. O Governo de Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER- MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA são parceiros da prefeitura na realização desses eventos.
 
Fabricação do Queijo Gigante
 
Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável pela fabricação do queijo, Ricardo Santana Paes, a fabricação terá inicio no dia 14 de junho e passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.  
 
Para a produção do queijo de 1.400 quilos, serão gastos aproximadamente 13 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do Queijo ficará por conta do Queijeiro da Cooperativa local juntamente com os auxiliares de Produção e sob Inspeção da parte técnica.
 
Confira a programação completa:
 
22 de junho (Sexta-feira) - Parque de Exposições de Ipanema-MG ( CASEMG)
 
12h30  -  Inscrição e recepção aos participantes
 
14h - Solenidade de Abertura. 
 
15h - Palestra: O Programa Minas Leite: uma proposta de produção sustentável  para a bovino cultura  em Minas Gerais. Marcos Melo Meokaren – Zootecnista, Coordenador técnico Estadual de Bovinocultura- EMATER – MG
 
15:40h – Palestra:  Ações do Programa Minas Leite no município de Ipanema. Tarcísio da Soledade Freitas, Extensionista agropecuário – EMATER- MG
 
16h – Palestra:  Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais – Pró-Genética – Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu/ABCZ.
 
16:45h – Intervalo 
 
17h - Palestra: Produção de leite com vacas mestiças. Rodrigo Puccini Venturin, Zootecnista, Assessor do Programa Minas Leite, SEAPA.
 
17:45h – Exposição dos touros e feira.
 
18h – Show acústico com Banda Balanceart - Comida de Buteco
 
23 de junho (Sábado)
 
08h - Feira de Touros e Exposição de animais F1
 
12h – Almoço
 
14h – Festa do Queijo - Praça Coronel Calháu
 
17h - Show com Gilson e Gabriel
 
19h - Ronan e Roney


Publicado por Departamento de Comunicação Social, em: 15/06/2012 - 13:54

 

ipanema.mg.gov.br

Home Secretarias Turismo Ouvidoria Transparência
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Turismo Departamento de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ipanema - Copyright © 2012 - É proibida a cópia de conteúdo sem autorização