Transparência
   
  Transparência
  Publicações Oficiais
  Contas Públicas
  Legislação Municipal
   
   
 
Município
   
  Notícias
  Fotos
  Animais Apreendidos
  Vídeos
  Turismo
  CMAS
  Dados Geográficos
  Guia da Cidade
  Portal do CRAS
  Telefones Úteis
  Ouvidoria
  Fale Conosco
  Perguntas Frequentes
   
   
 
Redes Sociais
   
        
 

1ª Festa do queijo e Simpósio do leite terá queijo de 800 Kg como destaque

A 1ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite de Ipanema promete trazer novas perspectivas de conhecimento para os produtores agropecuários do Leste Mineiro, além de parar a cidade com um desfile cultural de um queijo gigantesco de 800 quilos pelas principais ruas da cidade. O evento acontece nos dias 30 e 31 de julho e é promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal Agropecuária, em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil). São esperadas 800 pessoas para o Simpósio e outras 5 mil para o corte do queijo gigante.

Segundo o agrônomo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Márcio Luiz da Gama Oliveira, o principal intuito do evento é o de qualificar produtores de leite da região através de palestras com profissionais gabaritados no ramo. "Através deste evento queremos também caracterizar Ipanema como um dos locais referência na produção de leite, já que esta é a principal atividade agropecuária da cidade e região", ressalta.

Atualmente, 1.200 produtores, em média, se organizam pelo cooperativismo através da Capil, a qual capta 135 mil litros de leite por dia, sendo destes, 80 mil destinados para o processamento de produtos como queijo, manteiga, iogurte, requeijão e outros derivados. Do total de produtores, 80% se enquadram no perfil da agricultura familiar e ganham força através do cooperativismo.

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, o queijo foi fabricado na madrugada do dia 24 de julho, às 2h, e passou por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. O queijo está maturando durante toda esta semana, até ficar em seu ponto de corte. “A produção foi feita em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguiu para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria, onde ficará até o dia do desfile”, explica.

Para a produção do queijo de 800 quilos, foram gastos aproximadamente 7 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do queijo ficou por conta do queijeiro da Capil, juntamente com os auxiliares de produção e sob inspeção da parte técnica.

Confira a programação completa:

30 de julho (Sexta-feira)

Local: Ginásio Poliesportivo Júlio Fontoura de Moraes

9h - Abertura

10h - Palestra: “Cooperativismo e importância na qualidade do leite na elaboração de produtos lácteos”. Ricardo Santana Paes - Tecnólogo em Laticínios da Capil

11h30 - Almoço

13h - Palestra: “Produção de leite de qualidade e baixo custo: desafios para o produtor”. Dr. Rui da Silva Verneque - Chefe Adjunto de P&D Embrapa Gado de Leite.

15h - Palestra: “Sistema de produção de leite para o cenário atual”. Engenheiro Agrônomo Rogério Jacinto Gomes - Coordenador Técnico da Emater - MG, Regional Viçosa.

17h - Encerramento

31 de julho (Sábado)

Local: Praça Coronel Calhau

15h - Desfile do Queijo Gigante, com saída da Capil

16h - Corte do queijo

17h - Show com a Caravana do Acanhado

22h - Show com Paulo Sérgio e Mateuzito

Publicado por Departamento de Comunicação Social, em: 30/07/2010 - 09:10

 

ipanema.mg.gov.br

Home Secretarias Turismo Ouvidoria Transparência
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Turismo Departamento de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ipanema - Copyright © 2012 - É proibida a cópia de conteúdo sem autorização