Serviços - Febre Amarela



Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas e silvestres. Em áreas florestais, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar em área rural, silvestre ou de mata.

Em Minas Gerais, o último caso humano autóctone (quando a doença é contraída dentro do estado) de Febre Amarela silvestre havia ocorrido em 2009, no município de Ubá, e evoluiu para cura. Porém, no início de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi notificada sobre a ocorrência de casos suspeitos de febre hemorrágica a esclarecer em municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares, com a ocorrência de morte de primatas, conhecida como epizootia.

» Clique aqui e confira os Informes Epidemiológicos da Febre Amarela.

ATENÇÃO: O INFORME EPIDEMIOLÓGICO ESTÁ SENDO ATUALIZADO DIARIAMENTE A PARTIR DAS 17H30, SALVO EVENTUALIDADES.

» Clique nos links abaixo para baixar os materiais da campanha de Febre Amarela:

CARTAZ SOBRE A FEBRE AMARELA

CARTILHA SOBRE A FEBRE AMARELA

SAIBA MAIS EM www.saude.mg.gov.br/febreamarela



Cidade de Ipanema-MG

Os habitantes se chamam ipanemenses. O município se estende por 456,6 km² e contava com 18 169 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 39,8 habitantes por km² no território do município.

Fale Conosco

  ouvidoria@ipanema.mg.gov.br
  (33) 3314-1406
  Av. Sete de Setembro, 751-A
Centro - CEP: 36.950-000